PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL VISITAM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO EM VIDEIRA


Um grupo de 42 professores do Sistema Municipal da Educação de Lages, acompanhados da diretora de ensino da Secretaria da Educação, profª Marli Coscodai, participaram de uma viagem de estudos à cidade de Videira no dia 09 de junho onde visitaram o Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin.

Segundo a integrante da equipe de Formação Continuada para professores de História e Geografia, profª Jussara Castilhos, o objetivo da viagem foi propiciar aos professores o contínuo processo de desenvolvimento profissional pautado na atualização e no aprofundamento das temáticas educacionais como: XIII Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada de Geografia do Brasil e Concurso de Cartografia para Crianças.

O diretor do Observatório, professor Gilmar de Oliveira, relatou que desde a inauguração, mais de 150 mil visitantes de universidades, escolas e turistas do Brasil e do mundo visitaram o local. Entre os inúmeros fenômenos registrados e visualizados pelos equipamentos destacam-se os eclipses lunares, chuvas de meteoros, alinhamento dos planetas, a aproximação de Marte, trânsito de Vênus no sol e passagem de planetas.

Considerado o único do gênero em Santa Catarina, o Observatório Astronômico Domingos Forlin, tem gerado diversas oportunidades de turismo científico, visando ampliar ainda mais esse leque, nos próximos meses, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Videira vai promover uma série de eventos para valorizar e divulgar ainda mais o potencial turístico do Observatório.










dalmatas