PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL VISITAM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO EM VIDEIRA


Um grupo de 42 professores do Sistema Municipal da Educação de Lages, acompanhados da diretora de ensino da Secretaria da Educação, profª Marli Coscodai, participaram de uma viagem de estudos à cidade de Videira no dia 09 de junho onde visitaram o Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin.

Segundo a integrante da equipe de Formação Continuada para professores de História e Geografia, profª Jussara Castilhos, o objetivo da viagem foi propiciar aos professores o contínuo processo de desenvolvimento profissional pautado na atualização e no aprofundamento das temáticas educacionais como: XIII Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada de Geografia do Brasil e Concurso de Cartografia para Crianças.

O diretor do Observatório, professor Gilmar de Oliveira, relatou que desde a inauguração, mais de 150 mil visitantes de universidades, escolas e turistas do Brasil e do mundo visitaram o local. Entre os inúmeros fenômenos registrados e visualizados pelos equipamentos destacam-se os eclipses lunares, chuvas de meteoros, alinhamento dos planetas, a aproximação de Marte, trânsito de Vênus no sol e passagem de planetas.

Considerado o único do gênero em Santa Catarina, o Observatório Astronômico Domingos Forlin, tem gerado diversas oportunidades de turismo científico, visando ampliar ainda mais esse leque, nos próximos meses, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Videira vai promover uma série de eventos para valorizar e divulgar ainda mais o potencial turístico do Observatório.










dalmatas

II Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar

O Ministério da Educação realizará, em Brasília, o II Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, no período de 08 a 11de junho de 2010, com uma vaga destinada a Secretaria da Educação do Município de Lages. A representante é a professora Lira Ribeiro Scain que atua na SEML com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).













dalmatas

Seminário de Leitura e Literatura

A Sra. Selva Arruda Ramos – Professora Formadora de Língua Portuguesa, representará a SEML no Seminário de Leitura e Literatura, projeto PNBE de 06 a 10 de Junho em Brasília.




dalmatas

XXI CONBRAN 2010

XXI CONBRAN 2010 – Congresso Brasileiro de Nutrição, Foi realizado nos dias 26 a 29 de maio em Joinville- SC, onde participaram as nutricionistas Viviane Krebs e Jamile Werle, representantes da Secretaria Municipal de Educação do Município de Lages; com objetivo de buscar novos conhecimentos e novidades para garantir e intensificar a melhoria da qualidade no desempenho de suas atribuições, assegurando a qualidade nutricional da alimentação escolar. Foram abordados temas como: Alimentação e Nutrição – Parcerias para um desenvolvimento Sustentável, tema central do evento, o direito humano à alimentação adequada, interação gene-dieta,novos padrões de crescimento,as anorexias contemporâneas, parâmetros que envolvem a formação do nutricionista, a polêmica entre propaganda e ética na alimentação infantil,DCNT:intervenção nutricional na infância e adolescência,desafios contemporâneos no contexto da alimentação escolar,dentre outros.


dalmatas

Seminários - Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011

Foi realizado em Curitiba PR nos dias 24 a 26 de Maio, encontro com todos coordenadores e responsáveis pelo programa do Livro nos estados e municípios que ofertam os anos finais do ensino fundamental. Foi trabalhado na ocasião, sobre a sistematização da escolha dos livros pelos professores das escolas que compõem a rede pública de ensino do país.Também houve debates e apresentações com relação ao processo de escolha, oficinas com dinamizações e encaminhamentos com relação ao Programa Nacional Biblioteca da Escola.
A Coordenadora do Ensino Fundamental Maribel Amorim foi representando a Secretaria do Município de Lages.


dalmatas